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Crise ou birra?

Como identificar, prevenir e agir com crianças com TEA. Lidar com crises e birras em crianças no espectro do autismo (TEA) é um desafio que afeta famílias, ...

Crise ou birra?
Crise ou birra? (Foto: Reprodução)

Como identificar, prevenir e agir com crianças com TEA. Lidar com crises e birras em crianças no espectro do autismo (TEA) é um desafio que afeta famílias, educadores e profissionais da saúde. Entender as diferenças entre esses comportamentos e aplicar estratégias de intervenção adequadas é essencial para promover um ambiente mais equilibrado e respeitoso. Consultamos Laura Guizzo, Psicóloga e Analista do Comportamento na Soulmare Clínica de Autismo, para esclarecer dúvidas e oferecer orientações práticas. ________________________________________ Qual a diferença entre crise e birra? Uma das perguntas mais comuns entre pais e cuidadores é: “Como diferenciar uma crise de uma birra?”. Segundo Laura Guizzo, essa distinção é fundamental. Uma crise comportamental ocorre geralmente como resposta a frustrações, mudanças inesperadas na rotina ou dificuldades em comunicar necessidades. É uma ocorrência intensa e visível, com comportamentos como gritos, choro, agressividade (contra si ou outros) e, em alguns casos, tentativa de fuga. Já uma crise sensorial é desencadeada por estímulos do ambiente que uma criança com TEA não consegue processar de maneira equilibrada, como sons altos, luzes intensas ou multidões. Por outro lado, a birra é intencional e geralmente usada para obter algo desejado, como atenção ou um objeto específico. Essa diferenciação é o ponto de partida para aplicar as estratégias corretas de manejo e intervenção. ________________________________________ Existem técnicas de intervenção para evitar crises? A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) oferece ferramentas fundamentadas em evidências científicas para prevenir crises e promover comportamentos funcionais. No entanto, Laura destaca a importância de personalizar cada abordagem: Cada criança é única. Antes de implementar qualquer estratégia, é fundamental uma avaliação funcional para identificar a função do comportamento, ou seja, entender qual a intenção ou necessidade por trás daquela ação. Entre as técnicas mais eficazes, Laura ressalta: Previsibilidade: “Crie uma rotina clara e estruturada e informe com antecedência sobre mudanças e transições”. Controle compartilhado: “Ofereça opções de escolha à criança, como decidir entre dois brinquedos ou atividades, para promover autonomia”. Modelo de comunicação: “Muitos comportamentos interferentes estão atrelados a uma comunicação pobre. Ensinar a criança a expressar desejos ou recusas, seja por palavras, gestos ou outros meios, reduz a ocorrência de crises”. ________________________________________ Como agir durante uma crise? Quando uma crise ocorre, manter a calma e priorizar a segurança são passos essenciais. Laura explica: Primeiro, observe se o comportamento coloca a criança ou outras pessoas em risco. Remova objetos perigosos, mas evite dar instruções ou ter conversas longas no momento da crise. O cérebro da criança está em ‘modo emoção’ e não ‘modo razão’, e discursos podem intensificar as reações. A especialista também orienta a evitar recompensas no momento da crise: Evite oferecer algo desejado, como um brinquedo ou doce, para não reforçar o comportamento. Esteja presente de forma acolhedora e, após o comportamento diminuir, ensine formas alternativas de comunicação para expressar necessidades. Laura alerta sobre o uso inadequado de técnicas de extinção: Deixar a criança sozinha pode piorar a situação. Extinção deve ser aplicada com outros procedimentos e nunca de forma isolada. ________________________________________ O papel do ambiente na prevenção é importante? O ambiente pode ser tanto um aliado quanto um gatilho para crises. Laura ilustra com um exemplo: Imagine uma criança com hipersensibilidade auditiva entrando em um ambiente com excesso de estímulos sonoros, visuais e demandas. O ‘copinho da tolerância’ dela se encherá muito mais rápido, aumentando a chance de uma crise sensorial. Adaptações simples no cotidiano podem fazer a diferença: Organização e tranquilidade: “Ambientes calmos e com menos estímulos ajudam a criança a se sentir mais segura”. Rotinas visuais: “Use quadros e figuras para organizar tarefas e informar mudanças”. Limitação de telas: “Evite o uso excessivo de dispositivos eletrônicos, que podem ser gatilhos comportamentais”. ________________________________________ Como usar a Comunicação Alternativa para prevenir birras? Dificuldades de comunicação são um dos principais fatores por trás de comportamentos interferentes. Laura explica como a intervenção pode ajudar: Trabalhamos o comportamental verbal chamado mando, que é a capacidade de fazer pedidos e recusas. Isso fortalece o repertório da criança, permitindo que ela se expresse de maneira mais funcional. Ela destaca a importância de avaliar como a criança se comunica: Pergunte-se: ela consegue se fazer entender? Se a resposta for não, buscar auxílio profissional é essencial para iniciar um processo terapêutico eficaz. Pontue técnicas de relaxamento no pós-crise Após uma crise, ajudar a criança a regular suas emoções é crucial. Laura recomenda estratégias simples e eficazes, como a técnica de respiração “Peixinho”: Peça à criança que coloque uma mão na barriga, inspire pelo nariz como se estivesse enchendo a barriga de ar e solte o ar lentamente pela boca, imitando um peixinho soprando bolhas. Essa técnica ajuda a reduzir a sobrecarga emocional. Outras sugestões incluem ambientes silenciosos, músicas relaxantes e banhos mornos, sempre adaptados às preferências individuais da criança. ________________________________________ Qual a importância da família para evitar esses episódios? Crises frequentes não afetam apenas as crianças, mas também seus pais e cuidadores. Laura ressalta a importância do treinamento parental: Famílias que enfrentam crises constantes relatam sentimentos de desesperança e exaustão. O treinamento parental capacita os pais com técnicas práticas, como o BST (Behavioral Skills Training), para gerenciar comportamentos de forma mais assertiva e menos reativa. Esse suporte promove não apenas o desenvolvimento da criança, mas também a qualidade de vida de toda a família. Freepik Divulgação ________________________________________ Laura Guizzo Augusto, psicóloga, supervisora ABA com certificação internacional em Análise do Comportamento Aplicada (IBA). Especialista em autismo e em transtornos do neurodesenvolvimento. Divulgação